sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Sou Eu: a mulher que evolui.


  Hoje acordei tão triste, o coração apertado, as lágrimas insistindo em cair.Uma noite mal dormida, sonhos  inquietantes, arrependimento pelo que fiz contigo e ainda mais pelo que permiti que fizessem comigo... Chorei, mas dessa vez não foi baixinho. Chorei exageradamente, quis gritar, cuspir fora a raiva e tudo que  me faz mal.
     Chorei, chorei,chorei. Procurei consolo nos que me amam incondicionalmente: Meus amigos. Pedi socorro, e um dos meus anjos da guarda estava de plantão. Ouvi a verdade e disse a verdade sem rodeios, sem adornos, sem firulas. Como só os que  realmente  se entendem  podem fazer.
     Meu coração foi se acalmando e as lágrimas secando.Os problemas não desapareceram, nem as mágoas, muito menos as feridas fecharam assim tão rápido.Ainda estão aqui,tudo como antes .Fui eu quem entrou em processo de urgente  mudança, evolução. Não mudarei os meus príncipios e valores: estes são imutáveis, fazem de mim quem sou. Mudarei minha lista de prioridades, os  primeiros dez itens serão repetidos com  as seguintes  palavras: " Amar a mim mesma"...ou serão umas quinze ou vinte vezes...ainda não decidi...
         O  nome dos que machucaram? Ah!Esses eu deixarei  fora da lista.Não quero mais!A vida se encarregará de dar o retorno e não esperarei pra ver. Meu tempo é importante demais pra isso. Não desejo mal a nenhum deles, muito pelo contrário, desejo toda a felicidade que merecerem. Só que quero-os  longe de mim.Quero ao meu lado só os que tem algo a me oferecer, os que são capazes de me aceitar tal qual eu sou ... Todos que tentam me mudar ou acham que são melhores que eu camuflando seus defeitos, de nada me servem. Só é digno do meu amor aquele  que me ama pura e simplesmente, sem exigir mudanças ou impor condições. Sou verdadeira demais pra conviver com os que não são capazes de serem leais nem a si mesmos...
      Odeio aqueles que pregam coisas diferentes das que fazem, só pra fingir que  são superiores, detentores da razão e sabedores da " fórmula pra ser feliz". Sendo nós  seres com histórias diferentes, nossos caminhos, perspectivas e escolhas também o serão.Não vim aqui hoje dizer que estou certa, ou que meu jeito de ser é melhor ou pior do que ninguém. Nunca quis  ser melhor que os outros, muito menos que as outras mulheres. Não posso fugir ao fato de que sou apenas Diferente. 
       E são justamente as diferenças que fazem de nós seres encantadoramente singulares. Me obrigar a ser igual a todos seria reduzir à mediocridade o potencial que tenho aqui dentro e que, sem  falsa modéstia,  me faz capaz de alçar vôos muito mais altos... Talvez haja quem questione a minha aparente  inércia frente à vida ...haja quem ache que  parei no tempo enquanto todos se apressaram em acumular riquezas  materiais e títulos acadêmicos...Não desprezo a riqueza, antes, também a almejo..Nem subestimo os títulos acadêmicos, também ambiciono alguns.
        Mas antes  resolvi  fazer, talvez,  a maior e mais difícil das caminhadas: O Auto-conhecimento. Parece piegas e clichê, dizer isso todavia não falo de conhecer minhas qualidades,  nem de saber as medidas do  meu corpo ..muito menos de aprender a amenizar meus defeitos inofensivos ....Muito mais que isso. Falo da maneira mais profunda que possa existir de auto-descoberta, de um caminho mais árido e doloroso. De conhecer os recantos mais obscuros do meu ser, trabalhar os lados menos  iluminados da minha personalidade.
       Encarando meus defeitos mais perigosos, em instante algum negá-los, mas  trabalhá-los um a  um com esmero e muita disposição. Sem  medo do desgaste e da sensação aterrorizante de solidão que podem causar.Não vou dizer que tem sido fácil, nem que é de uma hora pra outra que as mudanças e o amadurecimento se processam. Não me  vitimizarei . Não mais!
       Encontro-me, na que sinto ser a mais dolorosa das etapas. É também depois da hora mais  escura da noite que a aurora se inicia. Sobrevivi a todos os meus crepúsculos interiores, a todas minhas tempestades pessoais, aos meus terremotos afetivos. Não sai ilesa, e se assim o fosse de nada teria adiantado chegar até aqui.
       Agora sou  muito mais do que os conceitos limitados dos que são iguais a tudo que se vê, sou muito mais que as definições medíocres que fizeram de mim. Nem melhor, nem pior que nenhuma das mulheres, nada superior a  nenhum dos seres humanos. Simplesmente muito diferente dos que me julgaram pela minha  aparência. Não é a cor da minha pele nem a textura dos meus cabelos  que vai definir quem sou. O tamanho dos meus seios, a circunferência da minha cintura e a medida exata do meu quadril não me fazem adequada ou não a determinada  função . Não são tais detalhes  que evidenciam a mulher que sou. Pena que ainda existem os que se predem a costumes tão primitivos ,os que ainda querem ao seu lado mulheres  que  possam ser facilmente aprovados pelo amigos de visão reduzida e antiquada. Se serão esses os critérios de escolha usados..Perdão, mas não vou entregar currículo pra seleção. 
         Vou seguindo adiante, a estrada é longa, a parada foi boa, até divertida, mas meu destino é em outro lugar. Não sou que está aquém das expectativas. Não obstante  os olhos que me veem  são limitados demais..acostumaram-se com o comum e rotineiro, "acham feio tudo que não é espelho " . Não sou a mulher melhor, nem mais bonita , nem  tão pouco a mais sedutora ...mas sou a mais singular que terão encontrado. Sou a mulher que evolue, a que nunca serão capazes de entender, padronizar, escravizar com conceitos estéticos ultrapassados  ...
         Posso não ser quem a grande maioria busca, mas serei, sempre, a que só os privilegiados  terão o prazer de ter em sua companhia...A mulher múltipla e cheia de mistérios, embora pareça(apenas pareça) comum, óbvia e banal.
         Tudo o que disse hoje pode ter soado como, soberba e presunção, mas desculpem, faz parte do processo falar do  meu valor sem hipocrisia, nem com economia de verdades...Talvez não alcancem meu raciocínio  (existem mentes limitadas) ...mas o mal que me foi feito serviu apenas pra que encontrasse mais rápido o caminho até o mais puro auto-amor.
          Obrigada!!
    É só o que tenho a dizer aos que me rejeitaram, por me acharem "pouco". Melhor pra mim...agora vejo que seria eu a perder se tivesse aceitado o "tão pouco" que teriam a me oferecer. Não sirvo para viver com os que se limitam a conceitos devasados. Felicidades ai, mas  meu mundo é muito maior, mais colorido e cheio de nuances de Amor.
 
                                                       (Paula Milena,Conceição do Coité,18 de agosto de 20010)

3 comentários:

  1. Só foi publicado com tanto atraso pq tive problemas com a net aqui de casa .

    ResponderExcluir
  2. poxa amiga muito legal esses textos!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Oh,Cleide que bom q gostou..outrso virão ..só espero que meus motivs pra escrever sejam mais alegres daqui por diante

    ResponderExcluir